Conselhos

Como ler as informações de um pneu

A parede lateral de um pneu contém diversas informações úteis, como sejam a largura, o tipo de estrutura do pneu, bem como os índices de carga e de velocidade.

Tomando como exemplo um pneu 195/55 R 15 85H:
195: a largura do pneu é de 195 mm,
55: a parede lateral representa 55% da largura do pneu,
R: o pneu é de construção Radial,
15: o diâmetro interno do pneu é de 15 polegadas,
85: o índice de carga é 85, que corresponde a uma carga máxima de 515 kg.,
H: o índice de velocidade é H, que corresponde a uma velocidade máxima de 210 Km/h.

Índices de carga:

Índices de velocidade

Vigilância e manutenção dos pneus – conselhos gerais

·        Verificar as pressões mensalmente e sempre antes de efectuar uma viagem longa (não esquecer de verificar o pneu suplente). Corrigi-las se estas não correspondem às estabelecidas pelo fabricante. As pressões dos pneus devem ser verificadas a frio (veículo com mais de 2 horas sem rodar ou que só tenha rodado menos de 3 km a velocidade reduzida). Se verificadas em quente, acrescentar 0,3 bar à pressão recomendada (300gr).

·        O enchimento com nitrogénio não elimina a verificação periódica da pressão dos pneus.

·        Em caso de perda anormal de pressão, mandar verificar o interior e o exterior do pneu, o estado da jante e da válvula.

·        Verificar o nível de desgaste dos pneus (substitui-los quando se alcance o limite legal), e consultar um especialista quando se observem desgastes anormais ou uma diferença de nível de desgaste entre os pneus num mesmo eixo.

·        Todas as perfurações, cortes, deformações visíveis devem ser examinadas por um profissional. Nunca utilizar um pneu danificado ou que tenha rodado sem ar, sem a verificação prévia de um especialista.

·        Nos pneus que permitam em algumas condições a rodagem sem ar, devem-se respeitar imperativamente as recomendações do fabricante do pneu.

·        Todas as manifestações anormais tais como vibrações, ruído, desvio lateral, devem ser objecto de uma verificação imediata por si mesmo e por parte de um profissional.

·        Todas as reparações devem de ser realizadas por um profissional do pneu.

·        Todos os pneus que apresentem alguma manifestação de envelhecimento ou de fadiga (borracha gretada) devem ser objecto de um exame por parte de um profissional, ainda que o pneu não tenha rodado ou rodado muito pouco (exemplo: roda suplente, caravana, reboque, autocaravana…)

Pressão dos pneus

Manter a pressão correcta em todos os pneus é um factor essencial, em primeiro lugar, para a segurança do veículo e seus ocupantes, mas também para a longevidade dos pneus.

Todos os veículos possuem afixada uma pequena tabela com as pressões recomendadas pelo fabricante (no tampão do combustível, no pilar central do lado do condutor, etc.), que também podem ser encontradas no manual do proprietário.

Pode no entanto consultar os seguintes sites que o ajudarão a encontrar a pressão dos pneus indicada para o seu veículo.

http://www.michelin.pt/pt/home/home.jsp

http://www.nokiantyres.com/tyre-inflation-pressures

A importância do alinhamento de direcção

Manter um correcto alinhamento de direcção é fundamental para assegurar um menor desgaste dos pneus, menor consumo de combustível e conforto de condução.

O alinhamento às duas rodas está obsoleto, sendo fundamental o alinhamento às quatro rodas. Devem ser seguidos procedimentos específicos para assegurar um bom alinhamento, sendo hoje exigidas diferentes técnicas e ferramentas específicas consoante o tipo de veículo.

O profissionalismo do técnico e as máquinas, softwares e ferramentas à sua disposição, são fundamentais para garantir um bom serviço de alinhamento, sobretudo nos veículos mais recentes que recorrem a sistemas computorizados.

A importância da equilibragem de rodas

Um bom equilíbrio das rodas é fundamental para o conforto de condução, impedindo que sejam sentidas vibrações no volante.

Importa zelar não só pelo seu conforto de condução mas também pela manutenção da mecânica do seu veículo, seguindo um manual de procedimentos que prevê a optimização do equilíbrio do conjunto rolante (jante e pneu).

Deve verificar regularmente o equilíbrio das rodas, pois há vibrações que podem não ser sentidas no volante (sobretudo as do eixo traseiro), mas que existam e possam provocar um desgaste prematuro dos pneus, rolamentos, suspensão e órgãos da direcção.